Mais um lançamento do mês de Novembro/2018 chegando!

Football-manager-2019-1280x774

Football Manager 2019 é o próximo título da famosa franquia de simulação de gestão de futebol, desenvolvido pela Sports Interactive e publicado pela Sega, que será lançado mundialmente em 2 de novembro de 2018 para o Microsoft Windows, macOS e Nintendo Switch. Este estilo de jogo transforma você em um Gestor na área do futebol. Assim como seus antecessores, o FM te desafia a administrar o clube dentro e fora de campo. Treinos, coletivas, torneios e compra/venda de jogadores e profissionais ligados ao futebol.

Ainda não pude experimentá-lo, e, pela não comercialização do jogo aqui nas terras brasileiras, eu não o jogarei, assim como as versões de 2017 e 2018, dos quais apenas assisti a algumas gameplay.

Screenshot_1.png

— Trailer FM 2019 —

Desde a versão de 2016, os clubes brasileiros não entram em acordo para a cessão dos direitos de uso das suas marcas. Eu me lembro de jogá-lo, e alguns clubes, como por exemplo o Palmeiras, que virou SEP dentro do jogo, tiveram seus nomes substituídos por siglas que nem de longe lembravam às do time; outros como Flamengo e Corinthians eram fáceis de lembrar, FLA e COR, respectivamente. Particularmente, como apreciador do game, nunca vi isso como um problema, ainda mais que venho da época do Allejo & Cia, do Internacional Superstar Soccer. Pode ser que Sports e a Sega tenham recuado pela falta de interesse na negociação dos clubes em terem suas marcas no game, ou pelo valor cobrado ‒ fica a especulação.

Há décadas, o embate sobre direitos de uso da imagem é marca registrada em mais duas franquias com o tema futebol, PES e FIFA, mas isso é conversa para outro dia.

Deixe uma resposta