Queria deixar bem claro que fui obrigado a falar sobre isso! Nem gosto de assistir animes por horas e nem perder noites de sono porque não consigo parar de ver depois que eu começo um.
- Kanna Kamui, personagem do anime Kobayashi-san Chi no Maid Dragon
Seguinte, moçada, hoje falarei um pouco dessa maravilhosa arte japonesa que une tentáculos e colegiais em uma animação e mesmo assim fica ótimo. Se você já assistiu, sabe do que eu estou falando. Se não sabe, senta aqui que o tio vai te contar uma história.
Primeiro, vamos fazer um pequeno adendo: anime é uma animação com características japonesas, ou seja, orientais. Cartoon, normalmente, é de origem norte americana, também conhecido como animação ocidental, pois os estilos de desenho são bem diferentes.
Como a maioria dos materiais visuais ‒ series, filmes e cartoons ‒ têm sua origem em livros, revistas em quadrinhos e etc, os animes não fogem deste padrão, e como a cultura japonesa é muito voltada para a leitura, principalmente de mangás, eles possuem muito material para essas animações.
Essa febre de animes vem tomando conta do mundo. Você pode encontrá-los em vários sites especializados e também na Netflix e Amazon Prime Video, que ainda não contam com catálogos tão extensos, mas contém os mais famosos e atuais, então, se você assinar uma ou as duas, comece por aí que vai te dar uma base boa.
Mas cuidado, a cultura é bem diferente, por isso, vá com calma e com a mente aberta para não tomar um susto.
Exemplos clássicos de animes que passavam na TV aberta: Dragon Ball, Sakura Card Captors, Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Pokémon, Digimon e alguns outros.
E, por fim, animes que eu recomendo:
- Amazon Prime Video: Welcome to the Ballroom (dança), Kekkai Sensen (ação, sobrenatural e muito loco), Shokugeki no Souma (culinária), GANGSTA (o nome já diz) e No game No life (só assiste).
- Netflix: The seven deadly sins (ação), One punch man (ação e comedia), The irregular at magic high school (magia, tecnologia e vida escolar), Violet Evergarden (Drama) e Fullmetal Alchemist: Brotherhood (ação, drama e fantasia).