Como fazer o Senhor Vidro ficar resistente?

Olá, leitores!

Nas postagens anteriores vocês conheceram um pouco mais sobre materiais das classes dos metais e dos polímeros, agora vamos conhecer um material que está em outra classe de materiais, a dos cerâmicos.

Obviamente todos vocês já assistiram a trilogia de super herois do diretor Shyamalan (que dirigiu O sexto sentido). Não??? Então para tudo e vão assistir. São 3 filmes: Corpo Fechado; Fragmentado; e Vidro.

Como essa não é a coluna Abel indica, vou voltar ao assunto. Um dos personagens principais é o Elijah Price, interpretado pelo Samuel L. Jackson. Esse personagem, além de ser super inteligente, é extremamente frágil, seus ossos quebram facilmente e por isso é chamado de Senhor Vidro.

Mas por que o vidro é um material frágil? Por que é transparente? Como fazer o Senhor Vidro não ser frágil?

Os metais apresentam arranjo de átomos bem organizado e formam o que chamamos de estrutura cristalina. O vidro possui, por meio de ligações iônicas, uma estrutura desorganizada e não cristalina. Essa estrutura desorganizada chamamos de amorfa. Mas então, os copos de cristais que minha mãe têm em casa não são de vidro?

Metais
Vidro

Bem, na verdade os copos de cristais não são de cristal kkkk! É justamente essa desordem na estrutura do vidro que distancia as moléculas e permite que o vidro seja transparente. Os copos de cristais são, na verdade, vidro com uma certa quantidade de impureza de chumbo que brilha na incidência de luz.

A fragilidade do vidro, no entanto, tem a ver com o tipo de ligação entre os átomos e a pequena possibilidade de locomoção dessas partículas quando sujeita a uma força. Entretanto, apesar de ser frágil, o vidro é um material com alta dureza e bastante resistente ao calor.

Mas então como deixar o vidro resistente? Quem sabe uma solução para a fragilidade do personagem do Samuel L. Jackson fosse implantar em seus ossos camadas de policarbonato e assim torná-lo o Senhor Vidro Blindado.

Mês que vem iremos diminuir a escala do nosso universo e vamos explicar o que é nanotecnologia.

Não se acanhe, dúvidas, criticas e sugestões são bem-vindas, deixe-as nos comentários, combinado?

Abraços!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: