BOMBERMAN

A Saga do “Homem” Bomba!

 

Bomberman, queiram vocês ou não, foi o primeiro “Battleroyale” de muita gente por aí, ou, se quiserem outro ponto de vista, ele foi o primeiro “Resta 1” eletrônico da geração!

Difícil ter passado ileso pelas jogatinas da época sem ter sido explodido por alguma bomba, em algum jogo da série Bomberman, digo isso pois a série tem quase (segundo o site Mental Floss) 100 títulos!

O primeiro jogo surgiu em 1983, pelas mãos de Shinichi Nakamoto, da Hudson Soft, e sua primeira versão chegou no console NES, de 8 bits, o famoso “Nintendinho“.

Sua missão era utilizar bombas para explodir o caminho até os adversários, e, claro, não se explodir junto, mas, convenhamos, era extremamente divertido jogar com os amigos! Eu não me canso de enaltecer os coops locais, amigos, comida, bebida, sofá e risadas. E nessa batida, o Bomberman vem cumprindo seu papel há muito tempo, inclusive teve lançamento esses dias aí para o Nintendo Switch, a versão de Bomberman R, que vamos ter matéria em breve no site.

Resultado de imagem para bomberman 1984

Fiz uma breve pesquisa, em alguns sites que abordaram reviews da franquia, ou até aqueles que se arriscaram a dar o “top 10”. A verdade é que a galera ficou brava com todas as listagens, sempre tinha alguém comentando: “Você esqueceu aquela versão!!”. E realmente eu também não concordei com muitas listas, pois o Bomberman que mais me marcou foi a versão do SNES, que ganhei e joguei durante horas e mais horas, mas o mais aclamado pelos fãs ainda é a versão do Nintendo 64.

bomberman

Não quero desmerecer os fãs de 64, mas era impossível não gostar de um game com suporte a 4 controles; era muito fácil gostar de Bomberman! Mas o Super Nintendo não ficava para trás, pois também era possível jogar com 4 controles no SNES, mas era necessário um acessório chamado Super Multitap, que era inserido na segunda porta (Controle 2) e deixava o Super Nintendo com 5 controles conectados, o player 1, e mais 4 do adaptador.

Resultado de imagem para super multitap

Quem ai quer adivinhar de onde surgiu a ideia do Multitap? A resposta está fácil, é só olhar o selo da caixa na imagem acima, a própria Hudson Soft criou o sistema que possibilitava 4 pessoas jogar Bomberman ao mesmo tempo. Como disse anteriormente, para o 64 era mais fácil, pois o sistema era nativo, agora os proprietários de Super Nintendo sofreram um pouco, principalmente nós, aqui no Brasil.

A segunda geração do Multitap veio personalizado com o formato do rosto do personagem, e, particularmente, eu tenho vontade de ter um desses hoje só por ele ser lindo.

Resultado de imagem para super multitap 2

Pra quem ficou curioso, o Super Multitap pode ser facilmente encontrado no Mercado Livre pela bagatela de R$300,00 a R$350,00. E quem conseguia essa peça tinha acesso a uma lista de mais de 100 jogos, incluindo até TopGear 3000. O declínio desses adaptadores começou com o Nintendo 64, e o último registro sobre eles foram até o Playstation 2.

Portanto, Bomberman merece todos os louros de sua carreira de sucessos. Vou listar os itens para vocês ficarem bravos comigo:

  • Foi o desbravador dos multiplayers! Eu era criança na época, recebia muitos amigos em casa e eram poucas opções de diversão em grupo que não fossem luta, corrida e etc.
  • Fez amizades serem fortalecidas! Quando morria o player 1 e o 2, restava apenas se unir para torcer contra a IA.
  • Quebrou os limites do Player 2! Quem precisa de 2 controles quando se pode ter 5!
  • Inventou o Battleroyale! Mentira, mas a ideia é legal. kkk

Agora, falando sério, temos um game que começou sem contar uma história bem definida. O real motivo de o “rapaz” explodir tudo foi apresentado em algumas versões depois. O manual que vinha com o cartucho do NES, dizia:

Manual da versão de NES dizia que Bomberman desejava se tornar humano (Foto: Reprodução / gamesdbase.com)

Assim como seus colegas robôs, ele foi colocado para trabalhar no subterrâneo de uma força do mal. Bomberman descobriu que essa era uma existência insuportavelmente infeliz. Um dia ele ouviu um rumor encorajador (…): qualquer robô que escapasse para a superfície se tornaria humano. Bomberman agarrou a oportunidade, mas fugir não se provaria uma tarefa fácil”.

Como se não bastasse a doideira, a Hudson, através de um port para o NES, apresentou o game LODE RUNNER, lembram dele? Pois é, após terminar o jogo Bomberman, você recebe a mensagem que agora você é um humano e se chama “Runner”.

Nos créditos da versão japonesa do game era exibida a frase “Parabéns – Bomber Man se tornou Runner – Vemos você novamente em Lode Runner”

Além dos milhares de jogos já citados, Bomberman também possui um anime. Em 2002 foi lançado o Bomberman Jetters. Os Jetters são um tipo de polícia espacial que tem que lutar sempre contra seus rivais. Os Jetters são compostos por White Bomber, Shout, Birdy, Gango e Bongo. Ainda é possível assistir alguns episódios no youtube, alguns deles, dublados.

Resultado de imagem para bomberman jetters anime

Curtiram esse pequeno apanhado sobre o “Runner”? Esperamos que sim! Semanalmente teremos um resumo diferente, se tiverem ideias é só pedir no comentários!

Abraços

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: